www.PecasdeCarros24.pt

2018-09-21 – Reportagem da 9ª Concentração dos Motards D’EL Rey – Trancoso

Todas as FOTOS podem ser vistas CLICANDO NA IMAGEM.

A reportagem está mais abaixo.

 

9ª Concentração dos Motards D’EL Rey

21 a 23 de Setembro – Trancoso

 

Mais um grande – em todos os aspectos – fim de semana numa região da Beira Alta que não conhecíamos ainda (pelo menos com tanto pormenor).

Aqui entre os rios Côa, Mondego e Douro e com mais de mil anos de existência, encontramos uma das 12 aldeias históricas de Portugal; Trancoso.

Palco de batalhas entre mouros e cristãos por mais de dois séculos, com forte presença judaica – da qual ainda hoje se notam vários sinais – e carregada de histórias que nos deixam na dúvida se são reais ou bonitas lendas. Exemplos; o “Nostradamus” português (Gonçalo Anes “Bandarra”) que era sapateiro mas que tinha visões e sonhos proféticos e uma interpretação muito particular da religião católica da altura o que lhe valeu problemas com a Inquisição. O padre Francisco da Costa que – reza a história – fez 299 filhos mas o “crime” foi-lhe perdoado por ter contribuído para o repovoamento desta região (isto no século XV). Acho que todos os Trancosenses sentem um certo orgulho em dizer que são “netinhos do padre Costa”.

Uma bonita cidade muralhada que mantém 90% das construções e características originais. Ruas estreitas, casas antiquíssimas e gentes afáveis. Em resumo, seria preciso mais do que um fim de semana para conhecer a fundo esta cidade e a região envolvente.

Claro que, a concentração dos Motards D’EL Rey nos ocupou a maior parte do tempo mas valeu a pena.

Sabem o que foi incrível neste fim de semana? O que nos deram por 20 Euros de inscrição. Comida que incluiu uma deliciosa feijoada, bacalhau espiritual, carne no forno com arroz e arroz doce como sobremesa. Ah e um enorme lanche para todos – mesmo os não inscritos – no sábado à tarde.

No saco de inscrição tínhamos a t-shirt, o bordado e uma caneca.

E o melhor, todos fomos bem recebidos e bem tratados!

O pavilhão multiusos – metade – serviu que nem uma luva para esta festa. Balneários, cozinha contígua, espaço para tudo e um enorme parque para as motas. Único problema, muito calor dentro do pavilhão.

As inscrições – cerca de 200 – esgotaram mas no sábado foram servidos mais de 300 pessoas e a comida não faltou. Nem a comida nem a animação/divertimento. Na sexta feira, uma grande surpresa; The Jack. Um quinteto que vem da Invicta e que – pelo menos a mim – me impressionaram. Não é todos os dias que ouvimos versões de Clássicos de Rock que não são “assassinados”. Aqui temos uma grande Voz juntamente com 4 grandes Músicos! Muito bom!

No sábado, a manhã foi aproveitada para nos embrenharmos na história e depois do almoço e já com a casa muito bem composta, houve tempo para um mini concerto de Bob DILLIGAF e tivemos um competente show de freestyle com o Cajó Stunt. Os presentes gostaram e nós também. Ele que voltaria depois do jantar. Houve ainda um passeio pela cidade e prova de ginja num dos cafés que apoiou a festa dos Motards D’EL Rey. De regresso, tivemos um lanche bem composto para todos os presentes.

Depois do jantar, novo show de freestyle, a entrega de prémios e lembranças e a noite de concertos a trazer os Miopia Auditiva. Apesar do nome “estranho”, o som desta banda compensou e agradou a todos. Mais uma grande conjugação entre Voz e Músicos. Tivemos momentos sensuais em palco e foi bom confirmar que há Empresas que ainda vão mostrando o que é o Verdadeiro strip tease!

Seguiram-se os Trucks em mais uma descarga de bom e velho Rock. Bom de ouvir, como sempre por este Grupo de “Miúdos” da Covilhã.

A noite foi até às tantas e sempre divertida.

Resumindo, amigos de vários pontos de Portugal rumaram até Trancoso e provaram – para quem tem dúvidas – que estas Festas Motociclistas ainda são aquilo que faz mexer uma vila ou cidade num fim de semana diferente. Como diz o nosso amigo Fernando Santos, “Os Motociclistas são Mestres em Relações Humanas”.

Era bom que mais câmaras municipais começassem a ver estas nossas Festas como um meio de mostrar o que a terra tem de melhor e apoiassem mais os Motoclubes / Grupos Motards inseridos nos respectivos concelhos. É que são esses Grupos que levam o nome da terra mais longe.

No nosso caso, se não tivéssemos ido a Trancoso neste fim de semana – além de termos perdido uma grande Festa – não teríamos conhecido uma bonita cidade e História Pura! Pensem nisto!

Para a Organização, deixamos um agradecimento pelo convite – em especial ao João Máximo – e os nossos Parabéns pela festa que fazem. Não são muitos Elementos, mas nada falhou. Para o ano, será o 10º Ano desta Festa. Façam os possíveis para estarem presentes!

Vale a pena conhecer os “netinhos do padre Costa” e viver esta Festa ao Máximo!

 

Texto

Raul Gomes

Fotos e vídeos

Silvana Grave

Podem ser livremente utilizadas desde que exibam a marca de água “Rádio Motard FM”

Caso pretendam ver alguma foto eliminada, contactem o email abaixo.

geral@motardfm.org

 

A Equipa do Motard FM viaja com a Segurança e Conforto dos capacetes NAU N70 Duotec da NAU helmets e do sistema de comunicação bluetooth NAU 02.

You must be logged in to post a comment Login

Comentários

%d bloggers like this: