2017-07-21 – Reportagem do 9º Encontro Motard Zangões do Asfalto

As FOTOS e os VIDEOS está aqui! Basta clicares para ver TODAS elas em 5 páginas!

9º Encontro Motard dos Zangões do Asfalto

21 a 23 de Julho – Barragem de Sta. Lúzia, Pampilhosa da Serra

 

“Uma árvore que foi plantada de pequena e após 5 anos, cresceu e já oferece sombra”

Após ter regressado ao fim de 5 anos, poderia resumir este fim de semana de festa dos Zangões com esta frase apenas.

É incrível como as coisas mudam em 5 anos. Algumas mudam para pior mas, felizmente, a maioria acaba por melhorar. Foi este o caso.

Bastantes diferenças e melhoramentos no espaço. Por exemplo, a zona de acampamento foi mudada e já não tivemos tanta inclinação. De notar que, o espaço ia sendo pequeno para tantos amigos.

Por falar em presenças, as inscrições – muito perto de 400 – esgotaram e era bonito de ver Grupos – cerca de 60 – com muitos elementos inscritos e muitas famílias completas com crianças que aproveitaram um “simples” encontro motard para relaxarem, curtirem a praia fluvial em plena barragem e se divertirem entre amigos.

Os Zangões não são um grupo numeroso mas, é impressionante como conseguiram gerir tudo – incluindo a comida feita por eles no local – quando foram literalmente apanhados de surpresa por 100 inscrições acima do que aquilo que estava originalmente previsto.

De salientar – e louvar – algumas ajudas externas aos Zangões na Equipa da cozinha. O Pedro é um Cozinheiro melhor do que muitos “Chef” que por aí andam e a Sandra apesar do cansaço, teve sempre um sorriso e simpatia para tanta gente que serviu nestes 3 dias. Tivemos desde bacalhau à Brás até carne assada até um delicioso arroz à Valenciana. Tudo isto acompanhado sempre com sobremesa e sem que houvesse impedimento a que se repetisse.

Na madrugada de domingo – perto das 3 horas – ainda fomos surpreendidos com uma valente sardinhada…

O Casal da Lapa e o espaço circundante da barragem de Santa Luzia continua a ser fantástico e graças aos céus que o fogo por aqui não passou. Dá gosto inclusive fazer os cerca de 20 kms maioritariamente de curvas que separam Pampilhosa da Serra dali. Infelizmente e devido à falta de chuva, o rio Unhais e consequentemente a albufeira não tinha tanta agua como há 5 anos mas, continuava límpida e convidativa como sempre.

O tempo esteve estranho no fim de semana. Calor durante o dia mas vento que parava pela meia noite e trazia frio. Mesmo assim, não estragou a festa e os presentes souberam aquecer bem as noites.

Quanto ao filme dos acontecimentos, começamos pelos espectáculos, podemos dizer que não foram o mais importante mas acabaram por ajudar a que fosse um excelente fim de semana.

Na sexta feira, a noite começou com a animação do Motard FM e seguiu com uma divertida actuação do Sandro Saldanha. Voz, viola, alguma música de acompanhamento e muita maluqueira. Foi bastante divertido e todos gostaram.

No sábado, o bike wash à tarde arregalou os olhos aos que não foram dar um mergulho ou rolar um bocado de mota pelas curvas fora. Seguiu-se a sempre divertida garraiada. Não que tenha havido muitos corajosos mas passou-se uns bocados agradáveis.

Depois do jantar, tivemos a actuação do alentejano Serafim. Um humorista diferente porque, nem sempre é preciso usar palavrões para se ser bastante divertido. Todos gostaram da sua simplicidade e foram longos minutos com a casa cheia e muitas gargalhadas. Curioso foi o facto de este ano não ter havido muitos visitantes “civis” e termos 95% de motociclistas nas noites de espectáculo.

Seguiu-se o concerto dos The Rockers. Agradaram aos presentes e trouxeram não só rock mas também musica mais comercial numa selecção bem escolhida. A noite trouxe ainda pelo meio a homenagem (e agradecimento) aos Bombeiros. A tal surpresa de termos a sardinhada no fim da noite, agradou aos presentes bem como os shows de strip tease.

No domingo durante o almoço fez-se a entrega das lembranças aos – muitos – Grupos presentes e os agradecimentos devidos a quem ajudou a que este fim de semana – apesar de ter havido outros bons eventos – fosse um completo e enorme sucesso. Tal sucesso foi que a Organização foi “apanhada” de surpresa. Curiosamente, 90% dos presentes vieram da Margem Sul e Grande Lisboa.

Em resumo, fiquei agradavelmente surpreendido com a evolução desta festa e com a capacidade de gestão dos Zangões. Gostei das melhorias que vi num período de 5 anos. Como se confirmou, não faz mal nenhum em ouvir opiniões e aceitar conselhos ou criticas – se forem construtivas – e experimentar segui-las. O resultado pode ser surpreendentemente positivo!

Agora, espero que se pense em qualidade e não em quantidade. Esta é daquelas festas que não deve ser “estragada” porque, aos poucos, está-se a tornar uma espécie de Peregrinação Motociclista onde se junta o melhor de dois Mundos; Convívio puro e um local bastante aprazível e convidativo. Tudo isto em pleno mês de Julho.

Muito obrigado à Organização pelo convite e pela oportunidade de redescobrir esta festa.

Obrigado ainda a todos os elementos da Organização com os quais lidei mais de perto neste fim de semana, ao Hermínio pelas condições de som e ao José “Zé Gordo” Antunes por me ter dado oportunidade de fazer “barulho” do bom neste fim de semana.

Obrigado ainda ao meu “Público” – em especial aos “Malucos” do Moto Clube do Barreiro – por me ter dado “pica” para aqueles momentos divertidos durante a animação. Foi sublime!

A Equipa do Motard FM viaja com a Segurança dos CAPACETES CMS e com a Assistência da JOMOTOS-POMBAL.

 

Texto

Raul Gomes

Fotos e videos

Silvana Grave

Motard FM 2017

1 Comment

  1. Ernesto Miranda

    3 Agosto, 2017 at 12:42

    O Curupira Moto Clube,parabeniza o evento, pena ter ficado pouco tempo na festa, numa próxima oportunidade vamos nos programar, vida longa aos Zangoes do Asfalto

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *